Turismo e autoestima: você consegue ver a relação entre eles?

Levando para o lado psicológico, o turismo pode ter alguma relação. Você percebe? Em faculdades de turismo e hotelaria podemos encontrar uma boa ligação, afinal o ramo refere-se a descansar, relaxar, bem-estar, autoestima.

Fica mais fácil compreender a correlação, certo? Você não passeia e gosta de viajar para “mudar os ares”?
Uma mudança social econômica, vista nos últimos tempos (talvez não tão recente) permitiu que mais pessoas aproveitassem o turismo como forma de lazer, transformando este ramo como uma forma mais popular – por assim dizer – de consumo e de prazer.

turismo, bem-estar e autoestima

turismo, bem-estar e autoestima

 

Assim, o turismo, a economia, a publicidade e outros ramos envolvidos, têm percebido esta área como uma área relacionada sim, com a qualidade de vida, a parte psicológica das pessoas, o bem-estar e porque não dizer a autoestima?

Até o Ministério do Turismo fala sobre isto aqui no Brasil.

Escolher o destino, a hospedagem, a satisfação do turista, o que ele vai fazer em seu destino, vem sofrendo mudanças na forma de planejamento social, econômico e psicológico, pois existem sim, retornos psicológicos de forma física e mental em quem procura no turismo uma forma de lazer.

Afinal, o setor deve pensar o porquê o consumidor (de turismo) está praticando o turismo. Isso em nível individual e em grupo, em jovens, adultos ou idosos – número muito crescente nos últimos tempos.

Existem várias respostas a estes porquês. Podem ser pelos motivos de bem-estar, mas também para conhecimento, pesquisa, cultura, arquitetura, fatores ambientais, modismo e tendências, influências familiares e/ou sociais, esporte, a mídia… etc, mas em sua maioria estão ligados ao fator anteriormente descrito: bem-estar.

Para tornar o turismo cada vez mais competitivo e rentável, o setor presta atenção a estes detalhes, seja através de pesquisas de sites ou mesmo pesquisas acadêmicas. Afinal, tenta-se descobrir o por que as pessoas querem viajar.
Bem sabe o marketing trabalhar com estas questões e assim mostram em suas peças publicitárias o relaxamento e o bem-estar em momentos memoráveis. E as pessoas levam este momento a sério, investindo durante um ano inteiro para realizar seus SONHOS.

 

Sonho é um termo que define bem este artigo de Lilian Place

Afinal, viajar é realizar sonhos, certo?

E como isto está ligado a realização pessoal, melhora de autoestima, recompensa por um ano estressante de trabalho?

E você, gosta de planejar suas viagens? Gosta de escolher sua hospedagem naquele lugar tranquilo? Cinco estrelas ou Bed and Breakfast ? Ou onde tem aquela badalação? E como você percebe isto em relação a sua autoestima?

Similar Posts
Toda vez que olho no espelho, eu me envergonho do meu corpo
É hora de eu começar a me amar novamente (Depoimento de uma psicóloga) Junte-se a meu consultório com Marta, uma...
Lilian Place Bed and Breakfast
Estive procurando uma referência ao nome Lilian Place e descobri isto. vejam que interessante estas informações. Lilian Place é uma...

There are no comments yet, add one below.

Leave a Reply


Name (required)

Email (required)

Website